top of page

Quais exercícios podem ser praticados na terceira idade?

gabrieldacostapires

Praticar qualquer atividade física e buscar qualidade de vida não tem contraindicação, muito menos limite de idade. Com o passar dos anos, o corpo demonstra fragilidades, sofre alterações e pede cuidados com as transformações vividas: a perda da força muscular, menor flexibilidade, agilidade e coordenação dos movimentos.

Já sabemos que praticar regularmente exercícios físicos é um dos principais fatores para manter a saúde e a qualidade de vida em dia, sem contar que auxilia no combate desses efeitos causados pelo envelhecimento.

Benefícios das atividades físicas na terceira idade

Independente da condição física, a prática de exercícios físicos na melhor fase da vida diminuem as chances de quedas, a falta de equilíbrio e a sensação de fraqueza nas pernas (os netos e bisnetos agradecem, pois nada melhor do que estar bem e saudável para cuidar e brincar com disposição junto dos mais novos e aproveitar essa fase da vida repassando as experiências).

A Oficina da Saúde tem uma programação especial de treinamento para quem está na fase mais madura da vida: nossa equipe recomenda a musculação, caminhada, alongamentos (para evitar lesões) e exercícios aeróbicos, pois eles auxiliam na flexibilidade, trabalham no fortalecimento dos grandes grupos musculares e mantém o equilíbrio corporal.

Mais benefícios para incluir na bagagem da vida

A experiência de quem pratica: Dona Anida é aluna da Oficina da Saúde há dois anos. No início das suas atividades, o quadro dela não era dos mais favoráveis, ela sentia muitas dores, tinha desgaste no quadril, osteoporose, artrose nos joelhos, diabetes e sarcopenia.

Hoje, ela vive uma nova trajetória, a mudança e qualidade de vida prevaleceram: com a prática da musculação, atividade que escolheu, Anida relata que suas dores diminuíram, sua disposição melhorou, sente seus músculos fortalecidos e consegue manter o nível de glicose controlada.

São inúmeros os ganhos para uma velhice saudável: autonomia, bem estar, fortalecimento muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio, estimulação da memória, socialização, controle de peso, independência, diminuição da ansiedade e depressão, auxílio no tratamento e prevenção de doenças.

Longevidade, auto estima e um futuro cheio de alegrias é o que a Oficina da Saúde deseja e oferece para os alunos da melhor idade. Venha participar das atividades especialmente preparadas para você!

Agende uma aula experimental, venha dividir sua experiência de vida conosco.

bottom of page