Para celebrar o Dia das Criança, o texto do nosso blog hoje se preocupa com os pitocos, vamos conversar sobre a saúde das crianças, trazendo todas as informações sobre a doença que está atingindo o nosso futuro: a Obesidade Infantil.

Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE, atualmente, UMA em cada TRÊS crianças no Brasil está ACIMA DO PESO. Diante desse quadro, é preocupante ver que nossas crianças estão condicionadas à obesidade, doença que pode matar, se não tratada desde cedo.
As razões que podem causar a obesidade infantil são diversos. As mais comuns são: fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo, fatores psicológicos (estresse, ansiedade, depressão, dentre outros) e uma combinação de todos eles juntos. Além disso, a obesidade infantil também pode decorrer de condições médicas, como doenças hormonais e também o uso de medicamentos a base de corticoides.
Dentre as principais doenças, o sobrepeso nas crianças pode causar diabetes, pressão alta e apresentar níveis elevados de colesterol no sangue. A obesidade infantil tem relação direta com os hábitos alimentares da criança e também com a falta de praticar uma atividade física.
Oferecer alimentos mais saudáveis e incentivar as crianças a realizarem uma atividade física prazerosa são uma das melhores maneiras de auxiliar os pequenos a controlar o peso e que ele se mantenha saudável para o seu desenvolvimento.
Os especialistas recomendados para tratar da obesidade infantil são:
- Endocrinologista: para distúrbios metabólicos e hormonais;
- Nutricionista: responsável para descrever uma dieta equilibrada e
- Pediatra: médico que realiza assistência para bebês, crianças e adolescentes.
O nosso futuro está diante de nós e precisa de atenção. A Oficina da Saúde deseja neste Dia da Criança muita saúde e disposição para nossos pequenos. Que a brincadeira seja especial.