
Se a prática de exercícios físicos é uma recomendação geral dos médicos, a medida se torna ainda mais importante durante a pandemia de coronavírus. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19.
É importante levar em conta, no entanto, as recomendações das autoridades de saúde para evitar a propagação da doença, entre elas a de não sair de casa.
*Os hábitos de vida saudável devem ser seguidos a todo momento. Nós precisamos de um sistema imunológico competente para combater as infecções no momento certo, como o coronavírus. Não existe nenhuma recomendação para interromper os exercícios físicos, pelo contrário, deve-se manter a saúde e os hábitos saudáveis principalmente neste momento”, explica o infectologista Pablo Sebastian.
O sistema imunológico serve como uma proteção. Ele representa a defesa de nosso corpo contra doenças, vírus e bactérias. Por este motivo, é necessário mantê-lo forte, e a atividade física, uma boa alimentação e a hidratação são os principais responsáveis por este processo.
Segundo alguns estudos, a prática de atividade física deixa mais eficiente os linfócitos T, células entre as principais em todo o trabalho de imunidade do corpo contra processos infecciosos. Em períodos como o atual, é ainda mais importante que o exercício seja realizado realizado dentro de casa, já que a orientação é de não sair de casa e manter-se em isolamento.
Cuidados básicos para a prática esportiva durante a pandemia:
Use álcool gel 70% e lenços de papel para higienizar os aparelhos, antes e depois de usá-los;
Lave bem as mãos com água e sabão sempre que possível;
Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;
Não compartilhe objetos de uso pessoal como garrafas de água e toalhas de rosto, além de talheres, nem mesmo com a sua família.
Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo.
Ao tossir ou espirar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar às mãos, pois terão contato com aparelhos e outras superfícies.
Acompanhe as redes sociais da Oficina da Saúde! Durante o período de quarentena, estamos postando diariamente um desafio para você se exercitar em casa!
(Fonte: Ativo.com)