top of page

A musculação é indicada para quem tem hérnia de disco?

gabrieldacostapires

A preocupação com a sua saúde é constante aqui na Oficina. O assunto do blog irá tratar sobre a hérnia de disco, que acomete cerca de 65% dos brasileiros na fase adulta, ou seja, pessoas entre os 30 e 50 anos de idade. Segundo estudos do médico cancerologista, Dr. Drauzio Varella, “estudos radiológicos mostram que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresentam alguma forma assintomática desse tipo de afecção na coluna”.

O problema da hérnia de disco é de maior frequência nas regiões lombar e central, por serem áreas que estão mais expostas aos movimentos do corpo e que suportam maior peso. A formação de hérnias de disco se dão pelo desgaste com o passar do tempo e o uso repetitivo dos discos intervertebrais. O que acontece? Uma parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas da coluna.

Principais causas de hérnias de disco

- Predisposição genética

- Envelhecimento

- Pouca atividade física

- Tabagismo

- Carregar e levantar muito peso. Aqui alertamos que são uma das principais causas que podem comprometer a integridade do seu sistema muscular que sustenta a coluna vertebral.

Afinal, a musculação é indicada ou não?

Na avaliação física realizada por uma equipe altamente capacitada da Oficina da Saúde, o seu treino é único e direcionado para o objetivo específico de cada tratamento.

No caso de quem tem hérnias de disco, a musculação é indicada sim, com supervisão e cuidados redobrados para cuidar da postura e quantidade de carga utilizada nos aparelhos. É necessário realizar o fortalecimento muscular paravertebral e abdominal.

O treinamento é indicado sim, desde que acompanhado por um profissional. Lembre-se de manter em dia sua avaliação e acompanhamentos médicos.

Ao sentir dores durante o treino, alerte seu personal. Mantenha-se sempre hidratado e priorize o seu bem estar, a atividade deve ser prazerosa e atingir o fortalecimento da sua musculatura.


 
 
 
bottom of page