top of page

A prática da musculação pode contribuir para o aparecimento ou aumento das varizes?

gabrieldacostapires

Uma dúvida muito frequente entre os adeptos da musculação se refere ao surgimento de varizes. Estudos afirmam que, se praticada com acompanhamento profissional adequado e alternando com exercícios aeróbicos, a musculação não se transforma em fator causador ou agravador de varizes. Portanto, ter atenção à sobrecarga é fundamental para quem se preocupa com o surgimento das tão temidas veias aparentes nas pernas.

Estudos sugerem que a massa muscular magra e a prática cotidiana de exercícios físicos são benéficas para a circulação venosa, pois a resistência muscular ajuda na melhoria desse processo pelos mecanismos de remodelação vascular, neoangiogênese (formação de novos vasos) e alteração na parede das veias, com aumento da elastina e colágeno. Em contrapartida, existem também pesquisas que comprovam que a realização do exercício de forma desmedida ou sem os cuidados pontuais podem contribuir para surgimento e aumento de varizes. Nesse caso, atentamos principalmente para hábito de prender a respiração para levantar o peso desejado durante os exercícios, pois ele provoca um aumento da pressão intra-abdominal, que dificulta o retorno venoso ao coração. Também alertamos para outro erro corriqueiro, que é o uso de roupas muito apertadas. Portanto, alem do treino monitorado e dos hábitos saudáveis, a utilização de peças confortáveis é muito importante para prevenir problemas venosos ou vasculares.

Não podemos deixar de citar o fator genético, considerado predominante para desenvolvimento das varizes, o que nos permite concluir que a musculação não é capaz de causar varizes. A musculação pode tornar as veias superficiais mais evidentes sim, especialmente nas pessoas que tem a porcentagem de gordura corporal mais baixa. Porém essas não são veias doentes, como é o caso das varizes.

Venha para Oficina da Saúde e vamos juntos encontrar seu melhor caminho para uma vida mais saudável e equilibrada!

 
 
 
bottom of page