O dia 8 de agosto é conhecido como Dia Nacional do controle de Colesterol. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. Dentre elas está a hipertensão, mais conhecida como pressão alta. Ela ocorre quando a pressão do sangue causada pela força contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo ocorre de forma intensa sendo capaz de provocar danos na sua estrutura.

Praticar exercícios regularmente auxiliam no tratamento e prevenção
Nossos batimentos estão sempre na mesma vibração: praticar todo e qualquer tipo de atividade física auxilia na prevenção de inúmeras doenças. Para os hipertensos, a prática tem um fator predominante, ajuda a controlar. A hipertensão pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, estamos falando de uma doença crônica que não possui cura.
As causas da hipertensão nem sempre são fáceis de serem descobertas. São diversos os fatores que contribuem para que a doença se manifeste: herança genética, obesidade, estresse, ingestão de sal e bebidas alcoólicas em excesso, diabetes e colesterol com índices elevados, cigarro e sedentarismo.
Quais são as melhores atividades físicas para hipertensos?
Antes de qualquer tipo de treino, é fundamental que você apresente a autorização da prática de exercícios do seu cardiologista, exames periódicos e realize uma avaliação física conosco. Sua segurança e acompanhamento dos treinos por um profissional qualificado é primordial para que o seu tratamento seja efetivo. Sua saúde está em primeiro lugar sempre!
Nossa equipe também orienta para a verificação da pressão arterial antes de começar os exercícios, para saber se naquele dia é possível praticar a musculação ou não. Com as orientações do personal, você terá mais qualidade no desempenho dos exercícios e recomendação do descanso.
As atividades mais indicadas pela Oficina da Saúde são combinar exercícios aeróbicos com a musculação. Os benefícios são: aumento de força e massa muscular, auxilia no emagrecimento saudável, reduz o percentual de gordura, diminui a frequência e a pressão sanguínea. Lembramos que as indicações de uma boa alimentação na dieta recomendada pelo nutricionista também fazem parte da sua rotina de treinos!
Em busca de qualidade de vida? Vem pra Oficina da Saúde!