Atividade física ajuda a manter a saúde mental durante a quarentena
top of page
  • Foto do escritorOficina da Saúde Academia

Atividade física ajuda a manter a saúde mental durante a quarentena

O isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus afetou drasticamente a rotina de milhões de pessoas. Muitos nunca precisaram enfrentar o confinamento em casa, e com essa mudança repentina dos hábitos diários, não é raro que muita gente tenha apresentado algum desequilíbrio emocional. A atmosfera de incerteza e insegurança faz com que muitas pessoas apresentem sintomas de ansiedade, e o distanciamento social contribui para o agravamento de quadros depressivos.


O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que o período de quarentena interfere na saúde mental da população de três maneiras:


Pessoas que nunca tiveram quadros psiquiátricos podem vir a ter; pessoas que já tiveram quadros psiquiátricos e que estavam controlados podem apresentar recaídas; e pacientes que estão em tratamento psiquiátrico podem apresentar alterações e perdas na evolução positiva que tiveram com o tratamento. Uma pessoa que nunca teve transtorno de ansiedade, por exemplo, pode ter como gatilho as notícias que recebe com frequência sobre o Covid-19. A preocupação constante, as alterações no sono e apetite para mais ou para menos, a sensação de perigo iminente, são alguns sintomas nos quais devemos prestar atenção - esclarece o psiquiatra.

Para ajudar a lidar melhor com essa mudança repentina no dia-a-dia, reunimos algumas dicas de especialistas para preservar a saúde mental durante o período de isolamento social.


Exercite-se


É consenso entre os especialistas que a prática de atividades físicas auxilia nos tratamentos de ansiedade e depressão. Além disso, os exercícios são importantes para a manutenção da nossa imunidade, como explica o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva.

- A saúde mental tem ligação direta com a nossa imunidade. Doenças como depressão e ansiedade podem afetar o nosso sistema imunológico e diminuem a defesa natural que temos em nosso organismo para outras patologias. Com a diminuição da imunidade, podemos ficar mais suscetíveis ao desenvolvimento de outras doenças. Por isso, é tão importante cuidarmos da alimentação e da manutenção das atividades físicas mesmo durante a pandemia.- ressalta o presidente da ABP.

Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, Thabata Telles enfatiza que as pessoas têm reagido de maneiras diferentes durante o isolamento em relação à prática de exercícios. Entretanto, para todos os casos é necessário manter um processo de motivação para que ninguém abandone os treinos durante a quarentena.

- A gente tem encontrado pessoas que tinham uma carga alta de exercícios e que agora praticam menos, e por isso têm tido dificuldades de se motivar para fazer exercícios. Mas por outro lado, temos pessoas que eram sedentárias e que começaram a escutar o seu corpo. Elas iniciaram uma rotina de exercícios porque agora estão com tempo e estão vendo a necessidade, já que estão se movimentando menos. Então tem sido bem interessante observar como as pessoas têm lidado com essa questão de exercício no isolamento - comenta a psicóloga.

Entretanto Thabata explica que a cobrança para se manter ativo e produtivo durante este período também pode ser muito prejudicial, já que pode desencadear ansiedade nos indivíduos. Cada pessoa deve escutar seu corpo e respeitar seu tempo, e por isso o autoconhecimento é muito importante.

- Você não deve se movimentar porque viu uma pessoa no Instagram fazendo exercícios, mas sim porque sente a necessidade e vontade de fazer. Avalie qual tipo de exercício que você mais gosta e faça. Pode ser que um dia você esteja mais disposto a fazer alongamento; em outro dia, queira fazer cardio; e, em outro, queira trabalhar a força. Então, é preciso escutar o corpo, fazer a atividade sem cobrança e focar no bem estar - recomenda Thabata.


Medite


Uma prática que tem se tornado muito popular é a da meditação. Existem diversos aplicativos para celular, vídeos no Youtube e livros que podem ajudar a entender as técnicas para desenvolver a atenção plena e treinar o seu cérebro para ser mais consciente e focado. Para iniciantes, uma boa alternativa é experimentar a meditação guiada.


Alimente-se corretamente



Aproveite o tempo livre para cozinhar mais e comer alimentos mais saudáveis. Durante a pandemia, é imprescindível ingerir alimentos que auxiliam na imunidade e fornecem vitaminas e minerais essenciais. Mas isso não quer dizer que não podemos comer um docinho de vez em quando. Afinal, a páscoa está aí!

Quando estamos estressados tendemos a consumir alimentos que trazem um certo conforto. Então, não damos atenção aos bons alimentos que podem nos ajudar na concentração e disposição. Isso não quer dizer que nunca podemos consumir esses alimentos de conforto, mas é importante dar atenção também aos alimentos que nos dão mais disposição e energia.


Durma bem



Dormir a quantidade necessária de horas diárias ajuda a melhorar nossa imunidade, mas infelizmente a rotina atarefada e estressante nem sempre os permite ter um sono de qualidade. Aproveite este momento para dormir bem e descansar o seu corpo. Evite desregular seu horário de sono ou dormir mais do que o necessário. A rotina caseira pode acabar desregulando os horários e nos fazer passar madrugadas ligados na TV ou no celular. Estabeleça horário para deitar, apague as luzes e desligue todos os eletrônicos.



Gostou desse conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!


Não esqueça de participar das nossas vídeo aulas, que estão disponíveis na nossa página do facebook e no IGTV.



(Fonte: Eu Atleta)

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page