
Certamente você já deve ter perguntado para o seu personal se treinar em jejum auxilia no processo de emagrecimento. É uma dúvida recorrente, confessamos. Mas o assunto precisa ser esclarecido e tratado com seriedade.
Já dizia o Provérbio: “Saco vazio não para em pé”. É real, oficial. Com foco no seu bem estar não só físico e emocional, a Oficina da Saúde se preocupa com a saúde da sua equipe e dos seus alunos. Você é prioridade.
Praticar esportes em jejum pode trazer danos para a sua saúde
Médicos, especialistas em nutrição esportiva, coachings em emagrecimento e muitas pesquisas de saúde são unânimes na resposta: estar bem alimentado e se hidratar adequadamente antes, durante e após a prática de qualquer atividade física é essencial para o equilíbrio do organismo. Ingerir os alimentos certos antes do treino auxiliam bem mais a queima de calorias do que praticar os exercícios em jejum. Estudos apontam que a diminuição de disponibilidade de carboidratos limita a oxidação de ácidos graxos (gordura), além de acarretar na perda de massa magra.
É sério! Você pode passar mal durante o treino se estiver sem se alimentar. Tontura, enjôo, náuseas, desmaio e muita fraqueza são alguns dos sintomas que treinar em jejum podem causar para o seu corpo. Você não estará desempenhando um bom trabalho com o seu corpo e com a sua saúde, bem pelo contrário, estará diminuindo o seu desempenho se agredindo desta forma.
O que eu posso comer antes do treino?
A ingestão de alimentos antes da prática de exercícios físicos previne uma hipoglicemia, além de promover uma boa fonte de energia para a prática de atividade física. A equipe de nutrição da Oficina da Saúde indica a ingestão de carboidratos com baixo índice glicêmico e de fácil digestão, como por exemplo, batata doce, tapioca, alimentos integrais e até mesmo frutas com aveia ou semente de chia. Esses alimentos citados são digeridos de forma mais lenta pelo organismo, fazendo com que a energia produzida (glicose) durante o treino seja disponibilizada e assim utilizada de forma gradativa.
Importante: a dica da Oficina da Saúde é que você se alimente no período de 30min à 1h antes da prática de qualquer modalidade. Seguimos priorizando o seu bem estar: mantenha a sua dieta e a recomendação do seu nutricionista - sua alimentação diária e de rotina deve estar em equilíbrio, mantenha o foco na saúde com a ingestão de vegetais, legumes e frutas, bem como carboidratos e proteínas. Lembramos todas aquelas dicas que já passamos mas que vale a pena repetir sempre: alimentação saudável, hidratação, dormir bem, descansar e praticar uma atividade física que te dê prazer é fundamental para um treino de qualidade.
Esteja em dia com o bem estar e o equilíbrio do seu corpo e sua mente. Alimente-se com qualidade e respeite as necessidades do seu organismo. Te esperamos na Oficina da Saúde!