top of page

Você está motivado para treinar?

  • gabrieldacostapires
  • 6 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

A pergunta pode ser simples, mas você já parou para analisar o quanto a motivação está relacionada com os resultados para se obter sucesso, ter mais qualidade de vida, ser saudável e realizar uma atividade física ser prazerosa e não um tédio?

É comum ouvirmos as seguintes frases: “na segunda-feira é oficial: inicio a dieta”, “na próxima semana, vou praticar corrida ao ar livre”, “agora é foco total nos treinos”, você mesmo já deve ter falado uma delas nas promessas de ano novo, não é mesmo?

Para Fabio Saba, Mestre em Educação Física pela USP, educador físico de renome e citado em pesquisas na área, a motivação para um praticante manter-se constantemente em atividade física é o hábito. A aderência, um conjunto de determinantes pessoais, ambientais e característicos do exercício físico, propicia uma manutenção da prática física por longos períodos de tempo, elevando a qualidade de vida desse indivíduo e garantindo-lhe mais saúde e satisfação.

É comprovado! A motivação traz inúmeros benefícios na prática de uma atividade física. Não só na prática em si, mas em sua evolução constante e de incluir o que mais gosta de fazer na sua rotina.

Quer motivação maior do que proporcionar mais qualidade de vida para o seu benefício próprio? Quem sai ganhando é você!

Um estudo realizado em 2011 pela Educadora Física Nadir Costa, para o Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercício - prescrição de exercício, identificou que a grande maioria dos iniciantes na musculação, em ambos os sexos, referem a saúde como motivação para a prática da atividade física.

Nadir aponta que foi observado durante a pesquisa, que dentre os motivos dos benefícios adquiridos com a prática de musculação, a melhoria na qualidade de vida e da saúde, confirmando, portanto, a questão de que o fator motivador para a busca de um exercício regular como a musculação é a promoção da saúde.

A educadora concluiu na pesquisa que as pessoas têm como principal motivo de aderência à prática de musculação, uma melhor qualidade de vida e saúde, seguido por ordens médicas, motivos estéticos, diminuição da insônia e hipertrofia. Os resultados encontrados apontam os benefícios da qualidade de vida para os indivíduos que praticam exercícios físicos regulares e bem orientados, e uma conscientização da importância do exercício físico na promoção da saúde.

Mexa-se. Mova-se.

MOTIVE-SE!

Venha para a Oficina da Saúde!


 
 
 

Comentários


bottom of page