top of page

As fases do ciclo menstrual influenciam no desempenho na musculação?

gabrieldacostapires

O ciclo menstrual é um dos fatores determinantes no metabolismo das mulheres, isso muitas vezes é motivo de sofrimento para elas, pois apresentam distúrbios relacionados aos hormônios. A tensão pré-menstrual (TPM) e as cólicas são os mais comuns. Esses sintomas podem interferir no desempenho esportivo, por isso estamos aqui para te ajudar a entender melhor o teu corpo e adaptar sua rotina de treinos a essa realidade.

Sabemos que o mal estar causado por esses sintomas podem desmotivar as alunas durante o ciclo, mas consideramos fundamental alertar que o exercício físico regular proporciona inclusive a diminuição dos sintomas e dos incômodos pré-menstruais. Vamos te ajudar a entender melhor esse processo.

O ciclo menstrual é dividido em três fases:

- Fase folicular: dura cerca de 12 dias. É quando a progesterona está em níveis médios e o estradiol, conforme passa o tempo, começa a apresentar uma pequena elevação. - Fase ovulatória: dura em média 8 dias e tem o ápice no 14° dia de ciclo. É quando ocorre a ovulação, também chamado de período fértil. - Fase lútea: dura perto de 10 dias. É quando a camada de tecido se desfaz dentro do útero e desce na forma de menstruação. Em cada fase destas temos que ter uma atenção específica, para que possamos ter maiores ganhos. Preparamos algumas dicas para que você saiba driblar as dificuldades que podem aparecer durante o ciclo:

- A fase lútea é onde o desempenho é menos afetado pela questão hormonal. Nas fases lútea e folicular pode-se dar mais intensidade aos treinos, com mais ênfase no desenvolvimento das capacidades físicas. - Na fase ovulatória o ideal é reduzir a intensidade e usar este período como uma “transição”. - Tomar cuidado com a taxa metabólica basal – durante o ciclo menstrual, há uma grande alteração no consumo energético basal por questões hormonais. - Entender que os sintomas como retenção hídrica, irritabilidade intensa e maior sensibilidade à dor influenciam para que se tenha menor energia e vontade para praticar exercícios é um passo importante para que as mulheres usem a musculação como aliada da TPM. - Durante a menstruação é importante consumir mais ferro, zinco, cálcio e vitaminas do complexo B. Isso porque essas substâncias são perdidas junto com a menstruação causando uma baixa no corpo.

Buscando as estratégias para que as alterações hormonais do ciclo menstrual se adaptem à sua rotina de treinos, a qualidade do seu exercício não será comprometida. Nossa equipe tem a sensibilidade e o preparo para entender as necessidades específicas das nossas alunas.

Venha para Oficina da Saúde e vamos juntos encontrar seu melhor caminho para uma vida mais saudável e equilibrada!

bottom of page